Por Memória, Verdade e Justiça! Apoie o trajetos de memória: Caminhos da ditadura em Porto Alegre
Em descomemoração aos 60 anos do golpe militar no Brasil, O projeto ‘’Trajeto de Memória: Caminhos da Ditadura em Porto Alegre’’, em parceria com o Mandato dos vereadores Giovani Culau & Coletivo, protocolou um projeto de lei para reconhecer oficialmente este percurso, com o objetivo de manter vivo na memória dos porto alegrenses a nossa história de luta e resistência contra os regimes antidemocráticos!
O silenciamento, esquecimento ou apagamento da história serve aos poderosos e aqueles que até hoje tentam mascarar e até reivindicar os horrores desse passado. A construção de territórios antifascistas passam pelo reconhecimento dos símbolos e marcas da memória do processo de constituição da identidade do nosso povo e pela ressignificação desse período socialmente traumático na memória coletiva.
Dessa forma, trabalhar com a memória dos locais em que o terrorismo praticado pelo Estado e a significativa resistência de grupos e indivíduos frente aos atentados contra a democracia é uma forma de contribuir no olhar histórico e manter vivo na memória coletiva a luta por verdade, memória e justiça.